terça-feira, 31 de maio de 2011

Será mesmo, @SMTT_AJU ?


A SMTT diz fiscalizar. Mas quem acredita?


SMTT, a população de Aracaju é suficientemente inteligente para acreditar mais no que vivencia do que no que lê no twitter...
Se você, leitor, assim como eu, sabe que ônibus superlotados são rotina nas nossas vidas e não imprevistos como diz a SMTT, twitte o link desse post para a SMTT:


Copie e cole o texto abaixo no seu twitter:

Quero uma resposta real da . Pq a superlotação dos ônibus não é fiscalizada e punida? http://t.co/sPtr707



16 comentários:

  1. FAZ O QUE SMTT?
    Me poupe, viu? É melhor ficar calado do que falar merda e me deixar mais revoltada!

    ResponderExcluir
  2. É uma descarada falta de respeito, viu?

    Alguém já viu algum agente da SMTT em algum ônibus de Aracaju?

    ResponderExcluir
  3. O convidamos, mais uma vez, para vir até a sede da SMTT para que o senhor melhor entenda o que tentamos te responder em 140 caracteres. Aproveite também para formalizar suas questões/reinvindicações.

    Marina Carvalho, também és convidada para vir até a nossa sede e entender o que ocorre. O momento também serve para que conheça o nosso trabalho.

    A maioria dos agentes de trânsito andam de ônibus, como grande parte da população também.

    Grata,
    Comunicação SMTT

    ResponderExcluir
  4. Olá, funcionário responsável pela comunicação da SMTT.

    Não tenho tempo de ir à sede da SMTT. Já que você acha 140 caracteres insuficiente, poderia escrever um email e me encaminhar que publico no blog: busuemaracaju@gmail.com

    Terei todo o prazer em publicar uma justificativa (que é o mínimo que vocês podem fazer) para a população aqui no blog.

    A maioria dos agentes de trânsito anda de ônibus, porém os proprietários das empresas de ônibus, muito menos o superintendente da SMTT anda. Por isso, o transporte público de Aracaju não presta. Os agentes, infelizmente, não podem fazer nada sem ordens de superiores e os superiores não têm interesse em melhorar o sistema, simplesmente porque essa melhoria não modificaria nada em suas vidas, já que eles têm seu carro próprio.

    O que acontece é que uma das obrigações da SMTT é fiscalizar o transporte público. E isso INEXISTE em Aracaju. Um dos direitos básicos de nós, passageiros, é o direito à segurança nos ônibus. E isso, nem de longe, é assegurado. Andamos amotoados em degraus dos ônibus, com portas semi abertas, correndo risco de cair. Inclusive, já recebi uma denúncia de alguém que caiu do ônibus, por estar no degrau e em uma curva, a porta abrir. E não adianta dizer que não devemos andar nos degraus. Se for assim, não andaríamos nunca. A realidade é que a frota existente hoje é há muito insuficiente para suprir a demanda, mas não há interesse algum em ampliar, nem muito menos em renovar.

    E repito mais uma vez: é função da SMTT fiscalizar a superlotação em TODOS os ônibus de Aracaju e punir as empresas que não respeitam o limite de passageiro. Vai ser preciso algum passageiro morrer ao cair do ônibus para a SMTT tomar uma providência?

    Diante da (falta de) atitude do órgão, fica parecendo que a SMTT está mais preocupada com os interesses dos empresários do que com a segurança da população.

    Grato, um representante de todos os passageiros de ônibus em Aracaju.

    ResponderExcluir
  5. É preciso sim fiscalizar esses ônibus. Essa semana estava em um Tijuquinha e o cobrador precisou pedir ao motorista que só abrisse a porta quando o ônibus estivesse totalmente parado tamanha a quantidade de pessoas no interior.

    Os ônibus que passam pelo terminal Campus da UFS não tem as mínimas condições de uso. Não estou falando apenas por serem velhos e fazerem barulhos ensurdecedores, estou falando de portas que não abrem completamente ou pior, portas que não fecham. Que a borracha de vedação nunca foi trocada. Estou falando de ônibus com baratas dentro (isso mesmo, com ninho de baratas!) e quem achar que é mentira pode acessar o portal atalaiagora e procurar os vídeos que leitores enviam. Estou falando de ônibus que as poucas cadeiras que ainda restam estão enferrujadas, estão soltas ou com pedaços soltando em nossas mãos.

    Estou falando de pagar um dos valores mais altos do país e pegar um ônibus da linha São Cristóvão/Zona Oeste que passa pela estrada, sim, porque atravessa dois municípios sergipanos e não tem UM ônibus novo. Não estou nem pedindo esses que o prefeito entregou na última coletiva. Estou falando de ônibus ao menos semi-novos. Que garantam o mínimo de segurança previsto em viagens intermunicipais que é pessoas sentadas.

    No último domingo uma senhora foi pegar ônibus as 18h no terminal DIA e caiu! Isso mesmo ela CAIU. O ônibus só não passou por cima porque os passageiros gritaram! Até quando, eu disse ATÉ QUANDO SMTT será permitido acelerar um ônibus sem que as portas estejam fechadas? Até quando teremos que passar por situações dessas? Até quando precisaremos pagar R$ 2,25 e pegar uma linha Atalaia Nova/Centro que além de todos os problemas apontados quebra no meio do caminho?

    E então Comunicação SMTT, vocês vão atender todos os passageiros que quiserem descobrir como o trabalho funciona? Me poupe, o sistema de comunicação de vocês é tão falho que eu telefono o dia inteiro e o assessor não me atende. Passo um mês tentando fazer uma matéria e não consigo. Trabalho na área e conheço bem como funciona o sistema lá. PANOS QUENTES essas são as palavras.

    Coloque os agentes para fiscalizar durante o horário de trabalho deles os ônibus, agora fiscalize as linhas certas porque Circular Ind. e Comércio, Circ. Shoopings, Riomar/DIA, Nova Saneamento... esses ônibus passam em bairros ricos e poucas vezes os encontro lotados. Por que? Porque rico TEM CARRO. Mande os agentes passear pelo João Alves, pelo Santa Maria, pelo Padre Pedro Campus, pelo Tijuquinha (032) e me diga!

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Preciso falar mais alguma coisa?
    Só dizer que: Palmas para o Busu em Aracaju e o anônimo aqui de cima!
    Pois é SMTT, assino embaixo de tudo que eles questionaram aqui! ATÉ QUANDO?

    Sem falar no 070 Santa Maria/CAMPUS que passa aqui às 12:10h (mais ou menos) e quando ele tá atrasado, ele tem costume de passar direto no ponto e eu o perco. ISSO MESMO: ELE PASSA DIREITO!
    Sendo que o motorista deve saber que se ele está atrasado, imagina eu que pego com ele todos os dias! E nem adianta vir dizer pra anotar isso e aquilo blablabla... Já liguei várias vezes pra lá e NADA!

    A situação está caótica e pelo jeito INCONTROLÁVEL!
    Precisamos de um posicionamento de vocês. Mas de VERDADE!

    ResponderExcluir
  7. Olá, anônimo e Marina. Muito obrigado pelo depoimento de vocês.

    Só fazendo uma observação ao que o anônimo falou: Circular Shopping, tanto o 1 quanto o 2, vivem super lotados. Costumo pegar ambos e são SUPER CHEIOS também. E o CS2, com os micro ônibus atuais estão ainda pior.


    Esperemos agora a SMTT se manifestar.

    Sds, Busu em Aracaju

    ResponderExcluir
  8. E complementando em relação aos ônibus saírem de portas abertas: Sábado peguei um Tijuquinha na UFS. Ele, como sempre lotado. Eu estava no degrau (porque não cabia dentro do ônibus) juntocom mais umas 4 pessoas e o motorista arrastou o ônibus de porta aberta...

    Cadê a fiscalização que vocês (dizem que) fazem, SMTT? Eu NUNCA vi um ônibus ser parado por excesso de passageiro. Queremos que a SMTT fiscalize isso. As vidas dos passageiros estão em jogo.

    ResponderExcluir
  9. Aaaaaaaa SMTT. Cara de pau, ein?
    Aracaju precisa é disso http://www.atalaiaagora.com.br/conteudo?c=14869&sb=1

    ResponderExcluir
  10. Existem ônibus que possuem trava eletrônica que não permite que o ônibus acelere enquanto as portas não estiverem fechadas.

    Por que isso não existe aqui? Que vergonha, Aracaju. Que qualidade de vida é essa? Deveriam poupar o dinheiro de marketing televisivo e utilizá-lo pelo bem público...

    Outra coisa: é uma vergonha não haver um respeito da empresa quanto a motoristas, fazendo com que eles tenham que andar rápido porque há pouca frota e eles tem que cumprir horários injustos para a quantidade pífia de ônibus que existe em Aracaju.

    É uma vergonha não haver treinamento básico para cobradores e motoristas saberem lidar com passageiros. Já vi motoristas e cobradores mal educados, batendo boca e xingando passageiros, arrancando com idosos descendo os degraus e caindo em seguida, ultrapassando limite de velocidade permitido. Já presenciei o cúmulo de um motorista seguir boa parte do trecho de volta do 060 (do Campus para o DIA) FALANDO AO CELULAR ENQUANTO DIRIGIA.

    Que vergonha. Uma cidade que é capital, que tem dois governantes (prefeito e governador) aqui instalados e que não fazem nada pelo povo quanto ao transporte público, um servio BÁSICO. São assim porque eles tem seus carros, que nos demos, pois somos nós quem pagamos seus salários.

    Não há condições nenhuma de Aracaju possuir um transporte tão sucateado como esse. Como uma CAPITAL possui terminais menores que cidades do interior da Bahia (como Feira de Santana)? Como um cidade com essa quantidade de passageiros não possui ônibus sanfonados, pelo menos em alguns trechos (como em Porto Alegre e Curitiba)? Como uma capital não possui quantidade mínima de ônibus, levando grávidas nos degraus, por falta de frota? Como é possível haver ônibus com ninhos de baratas e enferrujados, andando com portas abertas? Isso é uma vergonha. Dá vergonha falar sobre o transporte de Aracaju...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente só sabe o quanto é ruim o transporte Aracajuano, quem utiliza. Este é o problema. O superintendente da SMTT é médico... vejam só. Ântonio Samarone de Santana tem diversos títulos na área médica. Agora eu me pergunto, e deixo vocês que me lêem também inculcados: O que faz um médico cuidando da acessibilidade pública? Não querendo fazer pouco caso dos seus títulos, mas, eles não servem de nada para entender do que realmente precisaria para fazer jus a um transporte digno e de qualidade. Sergipe precisa de uma reforma imediata em todo esqueleto administrativo do transporte. Nós não temos transporte, muito menos acesso aos locais que precisamos se dependermos deste transporte, hoje oferecido. É vergonhoso, uma calamidade.. E não venham me dizer que em outros lugares é pior, porque não moramos em outros lugares, nossa moradia é aqui, então é aqui que precisamos exigir qualidade; pois está bem longe de ter. Noto a revolta de cada um que publica uma resposta ou a um questionamento referente ao serviço de transporte oferecido nesta cidade que ainda é titulada, mesmo sem ser, como a "cidade da melhor qualidade de vida do Brasil". Entendo a revolta dos usuários, entendo perfeitamente, pois utilizo este também.

      Excluir
  11. A SMTT e a Setransp pensam que transportam gado...

    ResponderExcluir
  12. @smtt_aju , Semana passada eu peguei o circular shopping 2,saindo do dia. tava muito cheio. fui na catraca e fiquei observando: tinha uma moça com um menino de no máximo 1 ano no colo em pé. o bebê estava segurando na janela do ônibus. no degrau da única porta de trás do ônibus, tinha um idoso e uma grávida em pé. na catraca, tinha eu e outra moça. na caixa da marcha, ao lado do motorista, tinha uma menina sentada (o que não pode, mas n tinha outro lugar pra ela ir). na frente da catraca, tinha um idoso sentado na cadeira e mais outro em pé porque não tinha onde sentar. tinha um rapaz alto, que nao podia levantar a cebça pq os ônibus novos são bem mais baixos que os antigos. ele veio o tempo todo de cabeça baixa. no degrau da porta dianteira, tinha mais 3 pessoas. em todo o resto do ônibus tinha um monte de gente apertada. parece até piada, mas eu vi isso tudo dentro de um único ônibus.

    e a smtt ainda diz que fiscaliza ônibus cheio...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carla. Da próxima vez, fotografa e nos envia que postamos aqui: busuemaracaju@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. A SMTT e o SETRANSP se completam enquanto um não faz nada o outro observa e povo que corra riscoss nos ônibus. Não acredito que nunca na galáxia, um dia exista uma fiscalização desses trambolhos superlotados.

    ResponderExcluir