quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ônibus articulados





Bom dia, colegas de busão.
Como já falei aqui no blog anteriormente, alguns ônibus de Aracaju foram substituídos por ônibus menores, com apenas uma porta traseira e sem cobrador. Enquanto as empresas de ônibus, Setransp e SMTT de Aracaju fazem de tudo para piorar ainda mais o transporte público na cidade, possibilidades de melhoria passam despercebidas.

Uma dessas possibilidades seria a substituição de parte da frota por ônibus articulados, capazes de oferecer transporte de até 180 passageiros por viagem. Ok, ok. Eu sei que hoje são transportados mais de 180 passageiros dentro de um ônibus em Aracaju. Mas falo em transporte com conforto e segurança.











Algumas cidades já possuem ônibus articulados em sua frota e destacam o sucesso do uso dos mesmos. 

Você pode ler mais sobre ônibus articulados nos links abaixo:


Mas não sei se os motoristas de Aracaju, que correm e fazem manobras mais perigosas do que eu jogando GTA, conseguiriam dirigir um ônibus desse sem risco à população...

3 comentários:

  1. Em Porto Alegre esse tipo de ônibus já circula há muito tempo e é chamado carinhosamente de "minhocão", e entram em circulação nos horários de maior movimento (rush), e aos domingos. Em Aracaju, com um trânsito caótico e sem respeito, os motoristas são obrigados a fazer estas manobras para poderem andar pela cidade. Nenhum veículo dá passagem para os ônibus, quando raro, acionam o pisca-alerta. Muitos acidentes ocorreriam. Fico imaginando como eles circulariam no trevo do terminal DIA... Aracaju não foi projetada pra crescer, como um caramujo na mesma concha apertada, não tem mais pra onde correr. E a frota de carros e motos só faz aumentar.

    ResponderExcluir
  2. Mas tenho que concordar que Aracaju não foi programada para crescer...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ulisses. Mas ônibus desse tipo não trafegam em qualquer tipo de rota. Eles são mais apropriados para rotas com poucas curvas. No Dia, realmente acho que seria impossível. Mas acredito que em outras rotas há a viabilidade sim ;)

    ResponderExcluir