domingo, 1 de maio de 2011

Agora é digital!





Para evitar fraudes com carteirinhas escolares, a Setransp (que a cada dia torna a vida dos passageiros em Aracaju muito melhor) adotou a identificação biométrica. Todos os estudantes foram obrigados a cadastrar sua digital na sede da Setransp e em abril maio os ônibus estarão equipados com leitores de digital junto à catraca.






O sistema é simples: você passa o dedo em cima do leitor, ele confere se a digital cadastrada bate com a sua e libera se for você mesmo. Pra que precisaremos do cartão? Não bastaria a digital?


Eu fiz o cadastro da minha digital ano passado. Peguei a enooooooooooooooooorme fila da Setransp e fui cadastrar a minha digital. Precisei passar o dedo no leitor mais de 15 vezes para que o sistema reconhecesse que meu dedo era meu mesmo. Isso não demorou menos do que 5 minutos. E não foi só comigo. Percebi que essa demora ocorria com todos que estavam cadastrando suas digitais. Agora fica a dúvida: Nos ônibus, cada passageiro demorará cerca de 5 minutos para que sua digital seja reconhecida?

13 comentários:

  1. Boas perguntas .
    - Pra que precisaremos do cartão? Não bastaria a digital?
    - Nos ônibus, cada passageiro demorará cerca de 5 minutos para que sua digital seja reconhecida?
    Filas enormes no passar do cartão , agora cartão + digital , o tempo que se perde com isso ae é tenso.

    ResponderExcluir
  2. Passará sim mais de 5 minutos o objetivo é irritar as pessoas. A cada inovação o setransp mostra que é sempre capaz de maltartar ainda mais os usurários de ônibus coletivo de Aracaju.

    ResponderExcluir
  3. eu lembro que a alguns anos não existia filas nos terminais, especialmente o campus universitário. Ao adotar o cartão, chegavam a ter filas nos horarios de pique que chegavam a atravessar a avenida. Imagina agora que o tempo para entrar aumentará.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, hj vcs passam o cartão e precisam esperar o cobrador liberar a catraca. Com a digital, isso não será preciso. Não será necessário nem tirar o cartão da carteira, será somente encostar a carteira no validador e passar o dedo no leitor de digital.

    ResponderExcluir
  5. O cartão será usado para o pagamento da passagem. Já a digital serve para identificar o usuário portador do direito da meia passagem. Somente a digital não tem como efetuar o desconto da tarifa.

    ResponderExcluir
  6. Olá, representante da Setransp. Muito obrigado por seguir o blog e comentar.

    Mas minhas dúvidas são pelos seguintes fatos:

    1- O cartão serve hoje como uma forma de acessar informações sobre o usuário no banco de dados e descontar o crédito desse usuário. Ou seja: o cartão é apenas o 'login' do usuário, digamos assim. Esse 'login' poderia ser feito por meio da digital. Ela identificaria o usuário e o crédito seria descontado na conta desse usuário, da mesma forma.

    2- Em relação à demora, se os leitores de digitais implantados nos ônibus tiverem a mesma precisão dos que foram utilizados para o cadastramento, com certeza teremos atrasos. Eu sugiro que nas catracas sejam implantados leitores com precisão maior, para que o reconhecimento da digital seja mais rápido.

    E uma sugestão: a Setransp poderia fazer alguma campanha de conscientização da população a respeito de já ter o cartão em mãos na hora do embarque. Quando morei em Porto Alegre, em todos os ônibus e pontos tinham um adesivo colado: "Vai pegar um ônibus? Já tenha seu cartão em mãos." Isso já diminui bastante o tempo de espera na hora de passar na catraca.
    Fica a dica :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas sugestões, estaremos analisando-as a fim de verificar a possibilidade de execução das mesmas. Quando à tecnologia dos leitores de digital, estamos preparando testes com os equipamentos a fim de nos asssegurarmos que quando estiverem operando, funcionem a contento. É de total interesse das empresas e do sindicato, assim como dos usuários do transporte coletivo, que o sistema opere de forma ágil.

    ResponderExcluir
  8. A cada dia fica mais dificil e insuportável usar o transporte publico

    ResponderExcluir
  9. E vcs da setransp, deviam experimentar pegar um busao em horario de pico.
    Pra ver com os proprios olhos os problemas e resolver-los

    ResponderExcluir
  10. É claro que o SETRANSP, que preocupa-se apenas com seus lucros, morre na cruz dizendo q o cartão não atrasa as catracas, não pegam ônibus. Foi cadastrado apenas um dedo, se eu cortar, engessar sei lá acontecer algo com esse dedo, não poderei passar na catraca? Nesse caso desço pela frente? Pagar inteira é que NÃO VOU, problema de voces que não pensam em tudo, é muito sem lógica cadastrar um só dedo, o direito a meia passagem independe de passar a digital. DICA: PASSEM LÁ NO TERMINAL DO CAMPUS DA UFS AS 22:30 E VEJAM A FILA, A DEMORA PROVOCADA POR ESSA BILHETAGEM ELETRÔNICA. Pessoas perdem ônibua que demoram muitissímo a passar, por não conseguirem passar na catraca, voces sabiam disso, claro que não. O sistema É LERDO, 3 catracas, qdo funcionam as 3 é pouco.

    ResponderExcluir
  11. Vou passar o dedo no meu cu e depois no leitor biometrico. :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Setransp, pensa que engana quem com essa baboseira de eficiîncia da desgraça desse sistema biométrico? Entendam a coisa já começou ultrapassada, se fosse apenas encostar o dedo, mas não, existe toda uma técnica para passar o dedo no leitor biométrico, as pessoas VÃO DEMORAR a pegar o jeito, seria se bom se bastasse apenas tocar o dedo MAS NÃO É ASSIM. Quinta EU GOSTEI muito de perder o 060 das 22 hos e ter que esperar até as 22:40, porque não conseguir entrar no terminal, devido ao aumento da lentidão nas catracas, aliás há apenas 02 CATRACAS funciinando no terminal do Campus, nova modalidade de tortura ao usuário?

    ResponderExcluir
  13. Olá, Grazi. Pois é. Para aumentar ainda o atraso, nunca vi as três catracas do terminal Campus funcionando simultaneamente. Sempre tem, no máximo, duas. Mas geralmente é uma só mesmo. E afila se formando enooooooorme....

    Obrigado, Setransp, pela toda a sua falta de respeito e consideração. rsrs

    ResponderExcluir